Os móveis planejados, produzidos por diversas empresas especializadas, são feitos em módulos parcialmente adaptáveis ao tamanho do cômodo e desejo do cliente, o que influencia no resultado final da marcenaria.

Por desenvolverem o móvel a partir de peças previamente determinadas pela fábrica, podem existir, ao final da instalação, pequenas frestas ou folgas onde o módulo escolhido não se encaixou.

Já os móveis sob medida são feitos exclusivamente para o seu espaço, de acordo com as suas necessidades. Isso significa que aquele cantinho da casa que parece não caber nada – e é pouco aproveitado – pode ser transformado com um móvel feito exatamente para ele e para otimização daquele espaço. É a opção perfeita para cantos e para combinações de diferentes móveis. Além disso, o móvel sob medida proporciona mais opções de cores, materiais, puxadores e tudo mais.

Fabricados milimetricamente para cada local específico, os móveis sob medida preenchem de forma exata e precisa os ambientes para os quais são destinados. Outro ponto sobre os móveis sob medida que você deve levar em conta, é que com eles é possível trabalhar de forma mais detalhada, como frisos, molduras e recortes.

Um dos grandes segredos para contar com móveis sob medida perfeitos em sua casa, é ter à disposição bons marceneiros. Esses profissionais são absolutamente mestres em realizar soluções sob medida que atendem aos mais diferentes tipos de necessidades.

Vale lembrar que tanto o móvel planejado quanto o móvel sob medida têm como matéria-prima básica painéis de madeira produzidos a partir de pinus ou eucalipto, provenientes de áreas de reflorestamento. Por isso, antes de fechar negócio, é importante verificar a procedência da empresa que você escolher, para ter a certeza de que ela trabalha de forma ambientalmente correta.