A escolha entre a luz amarela e a luz branca dependerá do objetivo que você quer proporcionar e do próprio ambiente em questão.
A principal diferença entre a luz amarela e a luz branca nos ambientes é a temperatura de cor, que é medida em kelvins (K). A luz branca geralmente tem uma temperatura de cor de 5000K a 6500K, o que se assemelha à luz natural do sol no período do meio-dia. Já a luz amarela geralmente tem uma temperatura de cor de 2700K a 3000K, se assemelhando ao pôr do sol, sendo assim mais quente e suave. A escolha da cor e temperatura da luz pode afetar a percepção das cores no ambiente, dando até outra cara para a sua decoração.
Como a luz amarela tem essa semelhança ao sol nos períodos do amanhecer e anoitecer, ela traz uma sensação de descanso e relaxamento. O ambiente que for escolhido para ser usada essa iluminação acaba se tornando mais acolhedor, confortável e aconchegante. Ela é indicada para quartos, salas. Já em banheiros e cozinhas, é mais adequado coloca-las em pontos estratégicos, para que se possa intercalar a sensação que você quer ter no momento em que estiver usando o ambiente.
A luz branca, por sua vez, com sua temperatura de cor fria, traz uma sensação de alerta, sendo indicada para ambientes que requerem mais atenção e foco. Por este motivo elas são indicadas para ambientes de trabalho, como escritórios, hospitais e qualquer outro local onde a atenção é primordial. A escolha da luz branca para ambientes domésticos que também requerem mais atenção, como banheiros e cozinhas pode ser utilizada, mas como já mencionado, intercalando com a amarela para o uso mais adequado em cada ocasião.
Quer preparar um jantar para os amigos ou família? Acenda a luz branca. Seus convidados chegaram e você quer que o ambiente fique mais aconchegante para que todos possam passar um tempo juntos conversando e comendo? Acenda a luz amarela. Ela pode ser em um abajur, spot e até mesmo a luz do lustre, pois hoje já existem lâmpadas em que a temperatura da cor pode ser alterada apenas com um clique.
Aqui temos uma comparação de uma sala de estar com diferentes iluminações:
É importante lembrar que essas dicas servem para guiar e ajudar na escolha da iluminação da sua casa, mas não são regras. Se você acredita que a iluminação branca traz uma sensação de aconchego para você, aposte nela. Pois além de tudo, o mais importante é você se sentir bem em sua casa.
Mas e você, qual luz prefere usar na sua casa?