Ambientes enxutos são cada vez mais comuns nas grandes cidades. Neste contexto, o design de interiores precisou de adaptações e soluções práticas e criativas para projetar espaços confortáveis e com personalidade mesmo em áreas pequenas. Por isso, trouxemos algumas dicas pra te ajudar a deixar o seu lar mais confortável, mais moderno, mais você!

1) Primeiro os móveis

Escolha primeiro os móveis maiores e fundamentais. Em seguida pense nas peças complementares e nos acessórios. Assim fica mais fácil definir as prioridades e o que usar nos espaços que sobram.

2) Pratique o desapego

Sim, é preciso abrir mão de algumas coisas. Muitas vezes é necessário escolher entre móveis que realmente serão fundamentais no espaço, como por exemplo um sofá ou uma poltrona. Se o sofá será a peça chave da sua sala e não houver espaço para a poltrona, desapegue.

3) Teste pra não errar

Faça testes antes de comprar as peças, use jornal ou fitas adesivas para simular o tamanho dos móveis no espaço.

4) Marcenaria planejada

Se o orçamento permitir investir em mobiliário feito sob medida, a otimização do espaço vai ganhar muito. Paredes bem aproveitadas liberam espaços para circulação.

5) O poder dos móveis retos

Além de lindos e modernos os móveis retos dão a sensação de continuidade, prolongando o espaço.

6) Invista em espelhos

Eles criam sensação de amplitude e podem ajudar a tornar mais leves e claros os ambientes escuros. Mas cuidado para não exagerar. Usar com moderação é uma boa pedida, já que o excesso de espelhos pode deixar o apê desconfortável e confuso”

7) Otimize seu espaço com portas de correr

Elas são ótimas apostas para banheiros e quartos e separação de ambientes como salas e cozinhas. Também vale investir nas portas de correr em armários.

8) Use as paredes

Armários e móveis suspensos liberam o espaço de circulação e proporcionam leveza ao ambiente.