Me diz se não é uma delícia construir ou reformar a casa?!
Quebra aqui, planeja ali, decora lá… escolher os detalhes dos ambientes deveria ser a oitava maravilha do mundo.

Mas quando se trata da cozinha, todos os cantinhos merecem atenção!
Esse ambiente precisa de um cuidado especial durante sua reforma, já que além de bonito e confortável, precisa ser prático e acessível.
Um dos principais fatores que deve ser levado em consideração é a escolha da pedra para a bancada e é sobre ela que vamos conversar hoje!

A bancada da cozinha tem múltiplas funções: apoio para preparação de alimentos, mesa para refeições rápidas, divisão de ambientes integrados… É uma peça que precisa se adaptar aos diversos usos no dia a dia de uma família, ao mesmo tempo em que precisa se manter conservada.

Embora outros elementos, como o inox e a madeira, possam ser utilizados para a superfície da bancada a pedra é a matéria-prima favorita por sua versatilidade.
Hoje em dia existem diversas opções de pedras para a bancada da cozinha disponíveis no mercado, das mais naturais às mais tecnológicas e para acertar em cheio na sua obra é essencial conhecer cada tipo.

Para te ajudar na escolha da pedra perfeita, separamos algumas dicas a respeito das pedras mais usadas para a bancada de cozinhas! Vamos lá?

 

GRANITO

O granito é a pedra mais comum e mais utilizada nas produções de bancadas para cozinha. Esse material conta com o melhor custo-benefício e é a melhor opção para ambientes externos, contudo absorve mais os líquidos e é propensa a manchar mais rápido.

 

CORIAN

Facilidade para se adaptar a qualquer formato e grande variedade de cores é o que você encontra nessa pedra. A Corian é ótima porque não mancha, não precisa de emendas aparentes, não risca com facilidade e não propaga fogo, mas, em contrapartida, é um produto caro e o seu preço varia conforme a cor.

 

QUARTZO

O Quartzo é uma pedra feita de 94% quartzo e 6% resina poliéster, não mancha e a sua aparência uniforme (sem veios) é até 11 vezes mais resistente que o granito. Entre os cuidados necessários com esse material está o uso de facas nas quinas e o apoio de panelas quentes.

 

SILESTONE

Uma pedra feita de 93% resina de quartzo e 7% resina de poliéster. A silestone também não mancha, como a quartzo, não risca e possui uma ótima variedade de cores. Contudo é menos resistente ao calor e objetos como assadeiras e panelas devem ser evitados.

 

Entre as pedras que eu não recomendo estão: a Nanoglass – não suporta altas temperaturas, é muito frágil, trinca com facilidade e possui uma mão de obra cara; e o Mármore – apesar de bem-visto por ai, o mármore absorve muito mais água, mancha e risca mais facilmente que o granito, deixando a desejar em ambientes como a cozinha.

 

 

E ai, gostaram das dicas de hoje? Comenta aqui embaixo qual a sua experiência com o uso de pedras na cozinha!

Um beijinho e fiquem com Deus ♥